As mulheres têm que ocupar a política

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, precisamos fazer uma reflexão sobre o papel das mulheres na política e o espaço ocupado por elas. Na eleição de 2014, de 27 Estados, apenas uma mulher foi eleita governadora, Suely Campos, em Roraima. No Congresso Nacional, foram 51 deputadas (9,94% das 513 cadeiras) e 13 senadoras (16% das 81 vagas). Na Assembleia Legislativa de SC foram apenas 4 deputadas (10% das 40 cadeiras). Em Chapecó, na eleição de 2016, foram eleitas três mulheres para 21 vagas.

A baixa representatividade feminina atesta a dificuldade das mulheres em conseguir ocupar cargos de liderança, não apenas na política. Comprova, ainda, a falta de credibilidade na execução de funções desempenhadas por elas. Infelizmente, a mulher ainda não é vista como líder na sociedade. O que ocorre é que uma candidata acaba não tendo o mesmo respeito e consideração, mesmo demonstrando a mesma competência, ou até maior, que os homens. Até em uma associação de moradores, por exemplo, não vemos elas.

Perceber a desigualdade entre homens e mulheres é fácil, mas modificá-la, não. Até pensando nisso, realizamos recentemente evento voltado para as mulheres, com a participação de mais de 50 delas. O foco central da atividade é dar voz às mulheres, é fazer elas participarem, sem inserirem. É muito importante a participação das mulheres nos espaços de discussão, até mesmo porque ainda são cerceadas por alguns homens que ainda pregam a desigualdade e discriminação. O desafio é romper a enorme desigualdade entre homens e mulheres.

O Dia Internacional da Mulher deve servir de reflexão para eliminar a desigualdade, incluindo na política. A legislação exige o percentual mínimo de 30% de mulheres entre os candidatos às câmaras e assembleias, mas os partidos e coligações não levam a sério a maioria destas candidaturas. Precisamos que as mulheres ocupem os espaços de discussão, ocupem a política e que todos colaboremos com isso e também com o fim do preconceito. Nós estamos comprometidos com isso e seguiremos nesta luta junto com todas.

As mulheres precisam ocupar a política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s