É preciso mais na educação infantil de Chapecó

A cidade de Chapecó apresenta bons índices de crescimento, tanto populacionalmente, quanto economicamente. Entretanto, além dos frutos, esse desenvolvimento traz alguns problemas também. Um deles é a educação, mas especificamente a infantil, com a falta de vagas em período integral, limitação na estrutura física dos CEIMs, horários que não ajudam os pais, entre outros aspectos. Importante lembrar que ainda em 2013 produzimos um relatório, após uma audiência pública, que foi enviado à Secretaria de Educação, com uma série de apontamentos e sugestões de melhorias.

Visitei os municípios de Seara e Saudades e conheci CEIMs que funcionam em horário noturno, destinado para pais que trabalham de noite. É claro que não há ensino noturno para crianças, mas se trata de um espaço adequado para que pais que trabalham na agroindústria e no comércio possam deixar seus filhos em segurança. Constatamos que a falta de horários alternativos nos CEIMs de Chapecó contribui diretamente para que muitas mães desistam de trabalhar para ficarem cuidando de seus filhos, o que tem impacto direto no desenvolvimento econômico e geração de empregos.

Já a estrutura dos locais é preocupante. Chapecó têm 41 creches, mas muitas delas possuem improvisações para acomodar as crianças. Visitei diversos CEIMs, ainda em 2013, e constatei problemas estruturais muito graves, como extintores de incêndio vencidos, ausência de saídas de emergência, falta de corrimãos, etc. Fizemos denúncia ao Ministério Público (MP), que enquadrou a prefeitura. Porém, o caso recente ocorrido no CEIM Pequenos Heróis, no bairro Efapi, trouxe à tona que muito ainda precisa se avançar. Seguimos bastante atentos e cobrando do poder público.

O fato é que a prefeitura de Chapecó precisa tratar a educação como prioridade e não como um local para angariar votos durante o período eleitoral. É necessário investimento das estruturas físicas dos CEIMs, estender o horário de atendimento das 7h às 19h, respeitando a carga horária dos professores, implantando turnos noturnos, ou seja, buscando aliar o desenvolvimento econômico com o social. Somente deste modo, as famílias chapecoenses vão ter condições de crescer, do jeito em que Chapecó se desenvolve. Nosso mandato tem esse compromisso com você. Vamos à luta!

é preciso mais na educação infantil de chapecó

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s