Tecnologia e inovação para o desenvolvimento do Oeste

Deste o início do nosso mandato na Câmara de Vereadores, em 2013, levantei e defendo a bandeira da ciência, tecnologia e inovação como uma matriz econômica emergente, com missão primordial no mercado de trabalho e no desenvolvimento econômico e social, não apenas para Chapecó, mas para toda a região Oeste. E para isso estamos lutando para que a obra do Parque Científico e Tecnológico de Chapecó, atualmente está parada, volte a andar.

Também conhecido como Centro de Inovação, a construção acontece junto a Unochapecó desde 2014, sendo um dos 13 Parques financiados pelo Governo do Estado. Para entender a paralisação da obra em Chapecó, propus e presidi uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, no último dia 4 de junho. O motivo alegado é que a empresa responsável faliu e um novo edital já foi lançado, devendo a construção ser finaliza e entregue até o fim do ano.

Presente na Audiência Pública, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Adenilso Biasus, afirmou que os recursos para a conclusão da obra e para a compra de mobiliário estão garantidos. Pois bem, se tudo realmente ocorrer conforme o previsto até o fim de 2018 o local estará entregue e apto para entrar em funcionamento no próximo ano. Este é o primeiro passo para a consolidação de emprego e renda nesta área.

Na região Oeste são 110 empresas associadas ao Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec). Juntas, elas geram mais de 3 mil empregos diretos e movimentam aproximadamente R$ 300 milhões por ano. No momento de crise econômica que vivemos, empreender está se tornando cada vez mais necessários para podermos desenvolver a nossa economia e o Parque Científico e Tecnológico terá papel preponderante no progresso de toda a nossa grande região.

Este Centro de Inovação tem a missão de garantir espaço para os profissionais que se formam no Oeste atuarem aqui, transferindo conhecimento para a região, através da integração com as Universidades e áreas afins. Permitirá a integração entre setores produtivos locais e atrairá novas empresas da área, dando condições e apoio ao surgimento de startups. Além disso, oferecerá suporte técnico e serviços especializados no âmbito dos setores públicos e privados.

O surgimento de novas matrizes econômicas é essencial para o desenvolvimento do Oeste. Nossa região é fortemente vinculada à agroindústria, que acredito já estar no seu limite de expansão, por isso, é necessário o fortalecimento de áreas distintas. Assim como tecnologia e inovação; tem a educação, através das diversas instituições de ensino; e a saúde, com o crescimento dos setores de especialização. Todas áreas que geram muitos empregos e renda.

tecnologia e inovação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s