Área da saúde tem que avançar em Chapecó

Toda decisão administrativa do poder público impacta diretamente na vida do cidadão. Escrevo isso devido ao fato de que diariamente sigo recebendo muitas demandas a respeito de demora em cirurgias, exames com médicos especialistas e consultas médicas de média e alta complexidade. Importante fazer a retrospectiva. Em 2016, ano de eleição municipal, a prefeitura gastou o que tinha e o que não tinha – em alguns meses quase 40% da receita – na área da saúde, com o objetivo de normatizar os serviços e, assim, ter essa “eficiência” revertida em votos.

Obviamente, logo veio a conta e foi para o povo pagar. Já no ano passado, a Secretaria de Saúde fechou o terceiro turno de atendimento das Unidades do Santo Antônio, Cristo Rei e Belvedere. Este fato, aliado ao insuficiente número de agendamentos diário nas 26 Unidades de Saúde que estão em funcionamento, fazem com que o Hospital Regional do Oeste (HRO), o Hospital da Criança (HC), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Pronto Atendimento da Efapi fiquem sobrecarregados, pois são os únicos locais que atendem casos de urgência e emergências.

Acredito que a prefeitura de Chapecó deva buscar alternativas para que as Unidades de Saúde atendessem alguns casos de emergência, o que colaboraria para desafogar principalmente o Hospital da Criança, que não possui pessoal suficiente para atender casos não urgentes. Importante registrar que na última reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS), a direção da Associação Lenoir Vargas Ferreira, que administra o HRO e o HC, falou que a demanda poderia ser justamente absorvida pelas Unidades de Saúde, inclusive com a reabertura dos terceiros turnos.

Outro viés dos problemas na saúde em Chapecó é a falta de transparência que persiste. Em junho de 2017, o município aderiu ao Sistema Nacional de Regulação (SisReg), porém, um ano depois, segue cadastrando apenas as demandas para exames, consultas com especialistas e cirurgias que são realizadas através do Estado. Atendimentos agendados em Unidades de Saúde como, por exemplo, os odontológicos, não possuem inserção no SisReg local. Já olhei o Sistema e constatei irregularidades, tanto quanto aos procedimentos adotados, quanto do próprio SisReg.

Alguns problemas que observei no SisReg: não apresenta prioridades ou urgências; não há inserção de procedimentos conforme o tempo de espera; posicionamento e tempo de espera do sistema não se modificam ao longo dos meses; não é um sistema acessível e de fácil entendimento para os cidadãos. Por isso, em maio deste ano, apresentei ao Ministério Público Federal (MPF) uma representação solicitando que sejam tomadas medidas cabíveis com relação à ineficiência ou inexistência de transparência no sistema de controle de procedimentos de saúde em Chapecó.

DSC_0009

Um comentário em “Área da saúde tem que avançar em Chapecó

  1. Cleiton, sou do bairro Efapi, e na semana passada fui levar meu filho para atendimento, ele estava com febre alta e teve que ficar em observação. Quando estávamos lá em uma maca ao lado estava uma senhora de mais ou menos uns 80 anos com crise de pulmão no óxigenio, logo foi liberada, porém quando sentou -se na má queixou de dor nas costas, mas logo trouxeram uma cadeira de rodas que estava com uma roda que não girava e levaram a senhora para casa, quando o técnico de enfermagem foi arrumar a maca percebi que não havia colchão, claro que senhora ia ter dor nas costas, imagine quantas horas ela estava ali, perguntei porque estava sem colchonete e me responderam que a uns meses atrás havia estado ali uma senhora com hepatite A e a mesma evacuou em cima do colchonete e que tiveram que retirar e que não tinha praso para colocarem outro. Cleiton será que podemos fazer alguma coisa para melhorar isso é sem contar que os equipamentos estão em pecimo estado de conservação, escadas pra subir nas macas, cadeiras de rodas. Aguardo alguma solução. Grata por sua atenção.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s