CEIMs com horários alternativos são uma necessidade

O debate a respeito dos CEIMs de Chapecó é uma das principais bandeiras de nosso mandato. Ainda em 2013, ano em que assumi como vereador, promovemos uma audiência pública para debater a ampliação dos horários dos CEIMs, sugerindo o horário das 7h às 19h, divididos em dois turnos. Aliás, produzimos um relatório no fim de 2013, após a audiência pública, que foi enviado à Secretaria de Educação, com uma série de apontamentos e sugestões de melhorias. Infelizmente, não obteve a atenção devida, mesmo sendo baseado em informações colhidas após muito trabalho.

Não podemos pensar em desenvolvimento econômico e geração de empregos se não criarmos as condições necessárias para os filhos de trabalhadores, principalmente das agroindústrias e do comércio, acessarem CEIMs com estruturas adequadas e profissionais valorizados. Constatamos que a falta de horários alternativos nos CEIMs contribui diretamente para que muitas mães desistam de trabalhar para ficarem cuidando de seus filhos. É óbvio que CEIM não é um lugar para largar a criança, mas é certo que são estruturas que possibilitam que muitas mães possam trabalhar.

CEIMs em horários alternativos é uma necessidade para Chapecó. Conversei com muitas famílias nestes anos como vereador e isso está muito claro para mim. Visitei os municípios vizinhos de Seara e Saudades, locais onde existe CEIMs que funcionam de madrugada, para conhecer o sistema. Não há ensino noturno, mas um local para os pais deixarem seus filhos para trabalharem nas agroindústrias. Chapecó precisa disso: o poder público pode e deve buscar parcerias com as empresas e implementar modelo semelhante. Tenho certeza que as empresas são favoráveis.

Outro viés importante, em relação aos CEIMs, é a segurança, ou a falta dela. Em 2013, visitei diversos locais e constatei muitos problemas, como extintores de incêndio vencidos, ausência de saídas de emergência, falta de corrimãos, etc. Depois de denunciar ao Ministério Público, que firmou um TAC com a prefeitura, a administração municipal foi multada em 2015 por descumprir este acordo. Deixaram alunos, professores e servidores correndo risco. Sigo acompanhando de perto o assunto, pois precisamos estar atento à segurança dos estabelecimentos de ensino de Chapecó.

No final de 2017 visitei diversos CEIMs durante a madrugada, identificando muitos pais aguardando na fila para poder matricular seus filhos, uma situação totalmente humilhante para essas famílias. Pensando nisso, propus à Secretaria de Educação a criação do Programa “Matrícula Sem Fila”, para que o processo seja informatizado e, via internet, os pais possam fazer matrículas, rematrículas ou transferências dos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Sigo aguardando retorno da Secretaria para essa proposta, que vai colaborar com o fim das filas.

Chapecó precisa de CEIMs com horários alternativos

2 comentários em “CEIMs com horários alternativos são uma necessidade

  1. Todos os Ceim deveriam ter horários que atendesse as necessidades da comunidade chapecoense.Tambem os conselhos podem colaborar com a secretaria de educação buscando alternativas,mas infelizmente muitas vezes a gestão da escola não colabora. Mas vamos continuar lutando para realmente atender as necessidades dos pais, pois educação gratuita e de qualidade é direito de todos!

    Curtir

  2. Cleiton, precisamos urgentemente de Ceim com horários alternativos. Eu tenho gêmeos e preciso trabalhar mas mais da metade do meu salário fica na creche privada pois na publica que seria meu direito não tem horário alternativo. Ótima iniciativa a sua, fico torcendo para que tenha êxito em seu propósito.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s